A importância da autoconfiança para expressar suas opiniões

Em uma roda de conversa, você prefere sempre concordar com o grupo para não expor sua opinião? Ou, ainda, evita conversas nas quais sabe que as pessoas vão te perguntar o que você pensa, pois prefere guardar para si suas opiniões por medo do julgamento?

Sabe o que está te faltando? A autoconfiança! Somente ela te permite expor suas opiniões de forma clara e assertiva.

A autoconfiança está diretamente ligada às nossas realizações pessoais e profissionais, e é um sentimento tão positivo que influencia em vários momentos das nossas vidas – como, por exemplo, quando somos convidados a expor nossas opiniões. 

O que é autoconfiança?

A autoconfiança é um sentimento tão poderoso que é capaz de substituir o medo e a insegurança pela sensação de força e presença.

Em termos simples, a autoconfiança é a capacidade de confiar em si mesmo e de realizar coisas – uma competência emocional muito importante para o nosso desenvolvimento pessoal e, consequentemente, profissional.

Autoconfiança x Autoestima

Muita gente ainda confunde a autoconfiança com autoestima, mas é importante ressaltar que estes são conceitos diferentes. 

Autoestima

A autoestima é a forma como o indivíduo vê a si mesmo e sua capacidade de se amar, independentemente da situação. Se você tem uma opinião muito crítica sobre si, pode ter sua autoestima prejudicada e, por consequência, sua autoconfiança também. 

Autoconfiança

Em contrapartida, a autoconfiança, como já citamos, é a capacidade de acreditar em si mesmo e no seu poder de realização. 

Uma pessoa autoconfiante se sente apta a fazer aquilo que precisa para ser bem sucedida. 

Com isso, podemos dizer que os dois conceitos andam de mãos dadas. Quando você tem uma autoestima alta, consequentemente, se sente mais confiante para se expressar em público e comunicar suas opiniões com confiança. 

Dicas para cuidar da sua autoestima

A autoestima afeta – e muito – a maneira como você se comunica. Por isso, aqui vão algumas dicas para te ajudar a cuidar da sua:

  • Pare de se preocupar com a opinião dos outros;
  • Não se culpe por situações que não saíram conforme o esperado;
  • Evite se comparar com os outros e, consequentemente, se achar inferior;
  • Foque no autoconhecimento;
  • Tenha metas alcançáveis, assim você reduz as expectativas e frustrações;
  • Não busque a perfeição. Este hábito pode te impedir de progredir, pois nada nunca estará bom o suficiente;
  • Aprecie suas qualidades.

O poder da presença

Quando você se sente autoconfiante, isso fica visível na comunicação não verbal, através da postura, da expressão facial e dos gestos, e na comunicação verbal, com o tom de voz e o uso das pausas e ênfases. 

Ou seja, sentindo-se autoconfiante, naturalmente, você se torna um comunicador melhor. E existem até estudos que comprovam isso! 

No livro “O Poder da Presença”, a psicóloga Amy Cuddy, pesquisadora da Harvard Business School, mostra que o entusiasmo com autoconfiança é um indicador de sucesso. 

Amy explica que, em estudos feitos com empresários, a qualidade da autoconfiança indica garra, disposição para trabalhar com mais afinco, ideias inovadoras, iniciativa, persistência, criatividade e capacidade de identificar boas oportunidades. 

Mas o contrário também acontece, ou seja, uma pessoa com baixa autoconfiança tende a se sentir mais ansiosa em situações de estresse, prejudicando o desempenho.

Como desenvolver autoconfiança para expressar suas opiniões

Falar em público é o grande campeão em provocar medo e prejudicar a autoconfiança. 

Uma pesquisa do jornal britânico Sunday Times realizada em 2015 mostrou que as pessoas temem menos a morte e problemas financeiros do que falar em público. Chocante, né?!

Os dados apontaram que, dos três mil entrevistados, 41% querem evitar a exposição. Nessas situações, acontece o aumento do nível de adrenalina e cortisol, hormônios ligados ao estresse. É por isso, que antes de entrarmos no palco, sentimos o coração acelerado, os músculos contraídos e a voz trêmula, ou seja, entramos em estado de alerta. 

Então, é fundamental desenvolvermos a autoconfiança! Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar com isso: 

Adquira mais conhecimento

Quanto mais você estuda e se profissionaliza, mais conhecimento tem. Consequentemente, você se sente mais seguro para se expressar e abordar diferentes temas dentro de uma conversa. 

Quando você se prepara e conhece o assunto sobre o qual está falando, naturalmente se sente mais confiante e seguro. 

Além disso, é importante também trabalhar o autoconhecimento, ou seja, conhecer seus pontos fracos e, principalmente, seus pontos fortes, para focar neles. 

Cuide da sua imagem pessoal

A nossa comunicação não está apenas no que falamos, mas também na imagem que transmitimos. 

Por isso, cuide da sua imagem pessoal. Preocupe-se com o que você veste e como você se apresenta, não só em discursos e apresentações, mas também no seu dia a dia profissional. 

A imagem que você transmite diz muito sobre você e impacta na sua credibilidade. 

Atente-se à sua comunicação verbal

A maneira como falamos é muito importante. Através da voz podemos sentir quando alguém está ansioso ou indeciso, por exemplo.

Portanto, é importante cuidar do tom de voz, variar a entonação e usar as pausas e ênfases para transmitir emoção e gerar conexão com o seu interlocutor. 

Cuide da sua comunicação não verbal

A comunicação não verbal é fundamental para que você se sinta autoconfiante e consiga expressar suas opiniões com mais segurança. Isso quer dizer que a sua postura modela o seu comportamento. 

Ao falar em público, seja em grandes apresentações ou pequenos encontros, mantenha uma postura de confiança, procure sorrir e mostrar naturalidade. 

Além disso, aposte em gestos que ajudem a complementar a sua mensagem e, o mais importante, mantenha sempre contato visual com o interlocutor.

Fale de maneira assertiva

A assertividade acontece quando transmitimos uma mensagem, e o receptor a recebe de forma clara. 

Portanto, a ideia é trazer informações completas – e isso vale ainda mais quando você quer expressar suas opiniões. Logo, seja claro e traga fatos e argumentos que reforcem o que você está dizendo – mas lembre-se de que sua opinião não é a regra e não é a única. Esteja sempre aberto a ouvir e debater.

Com essas dicas, é possível usar a autoconfiança para expressar suas opiniões. Então, pratique e use a comunicação a seu favor!

Aprenda as melhores técnicas de oratória com a Óh Quem Fala!

Sem orientação profissional, você pode ficar ainda mais confuso em relação ao desenvolvimento da sua oratória. 

Por isso, fazemos questão de instruir e acompanhar você em toda a sua jornada.

Se você quer aprender na prática as melhores técnicas, conheça a Universidade Óh Quem Fala clicando aqui.

Todos os treinamentos online baseiam-se no método exclusivo que já transformou a vida de milhares de oradores! Eles ainda contam com apostilas teóricas, atividades práticas, feedbacks dos treinadores e certificados de conclusão. 

Gostou do nosso artigo? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *