Cativar o público por meio da oratória é possível? Sim, mas precisa de muito treino e atenção e é por isso que Óh Quem Fala está aqui para te ajudar. O nervosismo é comum até em quem já está acostumado a falar em público, então pode ficar tranquilo.
Quando falamos em cativar o público através da oratória, o “público” pode ser qualquer grupo de pessoas. Por exemplo, uma reunião, uma palestra ou uma apresentação sobre produtos e serviços.
Além de algumas regrinhas básicas que já falamos aqui no blog do Óh Quem Fala, separei cinco dicas bem especiais para você. Portanto, ao fim do texto você vai conseguir prender a atenção das pessoas e, mais do que isso, fazer com que elas se conectem com você!
Pegue o bloquinho de anotação e caneta (ou abra o word, se preferir) e vamos lá aprender a cativar o público:
Dica 1: Seja acessível
Quando um grupo de pessoas está em um auditório ou em uma sala de reunião, elas esperam empatia. Por isso, simplicidade na linguagem e na personalidade pode atrair cada vez mais pessoas para o seu discurso.
Deixe de lado palavras rebuscadas que seriam usadas apenas para impressionar. Quando precisar, imprescindivelmente, usar algum termo que possa gerar dúvida, explique sobre o que se trata.
Tome cuidado também com a sua expressão corporal, ficar muito afastada do público, com as mãos inquietas e olhar perdido podem demonstrar nervosismo.
Dica 2: vá além do conteúdo
Se você estiver num cargo que precise conduzir uma reunião ou realizar uma palestra, com certeza você já terá um conteúdo para passar às pessoas. Afinal, ninguém é escalado para uma missão de representar a empresa se não for alguém de confiança.
Mas o que falar além do conteúdo para cativar a audiência? Antes ou ao fim da sua apresentação, conte uma história que faça sentido e complemente o seu conteúdo, por exemplo.
Isso, além de relaxar o público, pode ajudar muitas pessoas a assimilarem todo o conteúdo que você vai falar (ou já falou). Exemplos e histórias reais são sempre bem-vindos!
Dica 3: Gestos podem ajudar… e atrapalhar!
Costumo brincar que tudo é uma questão de equilíbrio. Por exemplo: em algumas situações não dá para um orador ser o mais extrovertido possível. Isso pode prejudicar o discurso e sua credibilidade. Portanto, o contrário também não é indicado. Como já falamos no primeiro tópico, um palestrando muito recluso vai trazer, com certeza, tédio às pessoas.
Vai aí uma dica muito boa e subliminar para discursos: quando falar sobre ações, exemplos ou histórias positivas, aponte para você ou para a plateia. Quando falar sobre situações negativas, aponte, sempre, para longe de qualquer pessoa (principalmente de você).
Dica 4: Quem é ouvido, é lembrado
É quase impossível você assistir alguém e não ter vontade, em nenhum momento, de perguntar alguma coisa, acrescentar uma informação ou, até mesmo, corrigir uma pessoa. Certo?
Para cativar o público e não deixá-lo com essa frustração, reserve um momento da sua apresentação e abra para perguntas e comentários, por exemplo. Pode ser ao fim da apresentação ou sempre antes de você mudar de assunto. É muito bom quando há uma troca entre o emissor da comunicação e o receptor.
Dica 5: Comece pelo começo, termine pelo final
O último e não menos importante: a narrativa. Já imaginou, por exemplo, você estar em uma palestra que começa pelo fim, passa pelo meio, dá um monte de spoilers sobre o conteúdo e só depois a pessoa fala para, realmente, para o que veio? Ninguém merece, né?
Por isso, faça um esboço da sua apresentação e faça a divisão em começo, meio e fim. Faça os seus receptores seguirem a mesma linha de raciocínio que você. Não os deixe perdidos. Organize suas ideias e veja onde elas se encaixam melhor!
Você é um líder capaz de cativar o público?
Um líder de verdade precisa saber dessas cinco dicas de cabo a rabo. Aliás, essas dicas e muitas outras. Um cargo de liderança, por exemplo, expõe o profissional à diversas situações em que ele precisa estar preparado.
Seja uma reunião, uma palestra, uma entrevista ao vivo para o jornal da cidade. Já imaginou? Pensando nisso, o Óh Quem Fala está com inscrições abertas para a próxima turma do “Comunicação e Oratória para Líderes”. Ficou interessado? Saiba mais aqui, agora.
Gostou do nosso conteúdo? Em outras palavras: siga do Óh Quem Fala no Facebook, Instagram e no Youtube. Você não vai mais perder nada quando o assunto for oratória e comunicação assertiva.
Sou a Amanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Sou a Monique De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.