Como deixar suas ideias mais convincentes

Sabe aquela pessoa que recebe as melhores oportunidades? Que é sempre chamada para todas as atividades e à qual todo mundo escuta? Ou que tem as ideias mais convincentes?

Você pode achar que esta pessoa é muito sortuda ou até mesmo boazinha demais ou interesseira. Mas, na verdade, na maioria das vezes, isso tem mais a ver com o perfil dela. 

O que acontece é que pessoas persuasivas têm a capacidade de expor suas ideias de forma mais convincente. Ou seja, elas conseguem te convencer a fazer algo da maneira que desejam.

Persuasão

Engana-se quem pensa que persuadir é algo negativo; geralmente, isso acontece porque as pessoas confundem persuasão com manipulação. 

A manipulação é o ato de enganar e convencer as pessoas a partir de fatos mentirosos e distorcidos, enquanto a persuasão é a arte de convencer, instigar, induzir ou estimular o outro a agir de certa forma.

A persuasão é fundamentada em informações verdadeiras. Com isso, podemos dizer que pessoas com ideias convincentes são aquelas que, na comunicação, sabem identificar as necessidades do outro e interagir com ele da forma mais adequada para gerar o convencimento. 

Por exemplo, quando vamos comprar algo e nos deparamos com um vendedor que entende a nossa necessidade, citando experiências semelhantes, demonstrando porque determinado produto é o mais adequado e conseguindo influenciar nossa ideia de compra. 

Como deixar suas ideias mais convincentes

Agora que você já sabe de tudo isso, te apresentamos um guia para te ajudar a deixar as suas ideias mais convincentes. Segue o passo a passo:

1. Organize as suas informações 

Como as pessoas vão acreditar em você, se os seus argumentos forem desconexos ou sem embasamento? 

Para organizar suas informações, é necessário buscar conhecimento em locais que tenham credibilidade. Além disso, é fundamental trazer dados, fatos, fontes confiáveis e pesquisas com números recentes que embasem as suas ideias. 

Outro fator determinante é quando você traz a origem da sua informação e a coloca dentro de um contexto.

Por exemplo: imagine uma reunião de negócios na qual você precisa convencer os seus gestores a aceitarem o seu projeto de implementação de um novo processo para o lançamento de notas da empresa. 

Se você chegar despreparado e só falar a sua ideia, ninguém vai ser convencido, mas, se você colocá-la dentro do contexto da empresa, fica muito mais claro e convincente. 

Então, você pode começar apresentando uma pesquisa com dados sobre esse novo processo ou ainda mostrar artigos de outras empresas que optaram por esse método e foram bem sucedidas. Para complementar, há ainda a possibilidade de apresentar os números atuais da sua empresa e uma perspectiva depois do uso do novo processo. 

Percebe a diferença entre uma ideia “jogada” e uma ideia bem pensada e apresentada? 

Usando essas técnicas, você vai transmitir muito mais credibilidade e tornar a informação mais tangível, mostrando que você se preparou para defender a sua ideia. 

2. Saiba reconhecer as necessidades do outro

A pessoa que tem ideias mais atrativas sabe identificar as necessidades do outro, mas, para isso, é preciso ouvir atentamente o que o interlocutor está dizendo.

A verdade é que as pessoas gostam de ser ouvidas. Por isso, algo simples como pedir para a pessoa falar mais sobre determinado assunto ou solicitar um esclarecimento sobre um ponto da conversa mostra que você está prestando atenção e que também se interessa pela pessoa. 

Esta simples atitude abre espaço para que você possa falar mais e colocar suas ideias dentro da conversa, gerando mais respeito e atenção entre as partes. 

3. Atente-se à sua Comunicação Não Verbal

Para transmitir suas ideias com mais clareza, é fundamental que você tome consciência dos seus gestos e expressões faciais. 

A postura deve ser ereta, com ombros abertos, demonstrando credibilidade e segurança. Os gestos também devem ser convidativos e dentro da esfera de energia – abaixo do queixo e acima da linha da cintura. Além disso, é indispensável manter o contato visual com o seu interlocutor. 

Sua linguagem corporal tem o poder de envolver o público e convencê-lo da validade do que você está falando. Com isso, podemos dizer que a maneira como você se expressa é tão importante quanto o que você está dizendo. 

4. Atenção ao tom de voz

O seu tom de voz também é muito importante na hora de tornar sua ideia atrativa. Se você precisar usar um tom mais agressivo, concentre-se sempre na educação. Não é necessário ser arrogante ou grosseiro para expor seus argumentos. 

Foque nos gestos, na respiração e na confiança, mantendo um tom de voz que demonstre segurança e calma.

Se você se preparou e usou as técnicas para organizar suas ideias de maneira eficaz, já está no caminho certo. 

5. Acredite na sua ideia

Quando a sua ideia é realmente boa e você a apresenta de forma eficiente, em algum momento as pessoas vão captar o seu ponto de vista. 

Mas, às vezes, é preciso dar tempo e espaço para que isso aconteça, ou seja, para que as pessoas possam decodificar as informações e entender aquilo que você está transmitindo. 

Portanto, podemos dizer que quando falamos sobre ideias atrativas, não há espaço para “eu acho que…” ou “é possível que…”. Entenda: quem “acha” não tem certeza de nada. 

Então, se prepare da melhor maneira que puder e, quando estiver com tudo organizado, sinta-se confiante para apresentar o seu discurso. 

Você precisa ser o primeiro a se convencer da sua própria ideia para só então ter a capacidade de levá-la mais além. 

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