Como perder a timidez para falar em público

A primeira coisa que eu vou te falar é: a timidez não é algo que você pode simplesmente perder. Mas é um obstáculo que pode ser vencido com treino e prática. E é isso que vou te ensinar no artigo de hoje. 

A timidez é um padrão de comportamento que pode afetar qualquer pessoa. Porém, existem pessoas que apresentam esses padrões de comportamento desde a infância, ou seja, sentem-se tímidos em várias situações, o que pode causar, inclusive, timidez crônica e fobia social. 

Mas, afinal, o que é timidez crônica?

Os psicólogos dividem a timidez em dois grupos: a situacional e a crônica. Neste sentido, a primeira é aquela que quase todos experimentam em ocasiões específicas, como falar em público, por exemplo. 

Porém, a timidez crônica é constante. Ou seja, a pessoa tem dificuldades em diversas áreas do convívio social. Nestes casos, o ideal é ter um diagnóstico detalhado por um especialista e acompanhamento para superar as travas e dificuldades de socialização.

Mesmo assim, quando há acompanhamento e apoio, os tímidos podem sim desenvolver habilidades sociais, ter uma rotina normal de convívio na vida pessoal e no trabalho e, inclusive, desenvolver projetos audaciosos de protagonismo e exposição, falando em público e exercendo o papel de porta-voz.

Tímidos podem ser oradores!

O Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) realizou um estudo com 143 pessoas, no qual 32% delas responderam que ficariam “muito mais nervosas ou desconfortáveis do que as outras pessoas” se tivessem que falar diante de um grande grupo de pessoas. 

Muitas pessoas têm facilidade de administrar esse medo e controlar a situação ao precisar falar em público, seja em uma reunião na empresa ou uma apresentação na faculdade, por exemplo. 

E, pode acreditar, muitos famosos que são conhecidos justamente pelo seu belo discurso são tímidos. 

Aliás, esses são alguns deles:

  • Mark Zuckerberg, CEO do Facebook
  • Steven Spielberg, diretor e produtor de cinema
  • Bill Gates, investidor, filantropo e fundador da Microsoft
  • Meryl Streep, atriz
  • Barack Obama, presidente dos EUA
  • Michael Jordan, ex-jogador de basquete
  • Luis Fernando Veríssimo, escritor brasileiro
  • Marissa Mayer, CEO do Yahoo
  • Maurício de Sousa, cartunista, empresário e escritor brasileiro

Como vencer a timidez para falar em público

Qualquer pessoa, mesmo as mais tímidas, podem aprender a falar bem em público. Principalmente porque, a oratória não é uma habilidade nata, ou seja, não nascemos com ela. Ao contrário, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida com muito treino e preparação. 

Com isso, algumas dicas podem ajudar – e muito – a vencer esse obstáculo, tais quais:

  • Pratique muito;
  • Comece falando para poucas pessoas;
  • Estude muito o assunto sobre o qual vai falar
  • Silencie os julgamentos;
  • Cuide da sua voz;
  • Estude seu público;
  • Faça um roteiro;
  • Cuide da sua aparência

Vamos falar um pouco mais sobre esses itens?

Não tem jeito. Para superar essa timidez e falar bem em público você precisa treinar! Pratique em frente ao espelho, antes do trabalho ou até mesmo antes de dormir. Praticar faz toda a diferença!

Além disso, não se cobre tanto. Comece falando para poucas pessoas e conforme for se sentindo confortável, chame mais pessoas para te assistir.

Quanto mais preparado você estiver, mais confiante vai se sentir. Sendo assim, estude seu público, saiba para quem você vai falar. Além disso, prepare um roteiro que te ajude na hora da apresentação. Mas nada de decorar! 

O roteiro serve para te guiar, portanto, faça-o pensando em tópicos e elencando coisas que você não pode esquecer!

Assim, quando o dia da apresentação chegar, você vai estar com tudo bem fresquinho na sua mente e pode ficar mais calmo e relaxado!

Outro ponto fundamental é cuidar da sua voz! Por isso, pratique exercícios vocais e atente-se a não beber nada muito gelado ou muito quente antes de falar em público. 

A aparência também conta! Procure sempre se vestir de acordo com o dress code do local onde você irá falar e use roupas que te deixem confortável e seguro.

Por fim, ignore os julgamentos! Não tem jeito, eles vão existir. Entenda que você está em uma curva de aprendizado. Se você se preparou e se dedicou, não há com o que se preocupar. 

Aprenda as melhores técnicas de oratória

Sem orientação profissional, você pode ficar ainda mais confuso em relação ao desenvolvimento da sua oratória. 

Por isso, fazemos questão de instruir e acompanhar você em toda a sua jornada.
Se você quer aprender na prática as melhores técnicas, conheça a Universidade Óh Quem Fala clicando aqui.

Todos os treinamentos online baseiam-se no método exclusivo que já transformou a vida de milhares de oradores! Eles ainda contam com apostilas teóricas, atividades práticas, feedbacks das treinadoras e certificado de conclusão. 

Gostou do nosso artigo? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *