Ter uma boa oratória é uma habilidade que vai muito além de dar palestras para grandes públicos. Vendedores de sucesso sabem que esta é uma habilidade fundamental para cativar clientes, construir laços e, claro, fechar negócios.
Aliás, isso vale mesmo quando o público é composto por apenas uma única pessoa.
Pensando nisso, hoje, na série Comunicação de Grandes Líderes, vamos analisar a oratória de Caio Carneiro, expert em vendas, youtuber e autor bestseller.
Oratória e vendas
Não é só no final do ano que os vendedores se preocupam em vender bem. Por isso, pensar em estratégias para captar novos clientes é essencial.
Não basta apenas sentar e esperar que o público vá até você, seja em vendas online, seja em presenciais – é preciso pensar em ações para atrair e fidelizar os clientes. E a comunicação é a base de qualquer estratégia para tornar isso possível.
Como exemplo, temos o empreendedor expert em vendas Caio Carneiro, que utiliza a comunicação a seu favor em todos os seus negócios.
Caio Carneiro
Caio Carneiro se destaca no cenário brasileiro por ter conquistado seu primeiro milhão aos 25 anos de idade.
Isso aconteceu em 2012, quando foi considerado o maior revendedor de uma empresa especializada em produtos como energéticos e barras de cereais.
Esta conquista fez com que Caio se tornasse um dos maiores especialistas em vendas e marketing de relacionamento no Brasil. Com isso, ele se tornou uma espécie de guru de vendas, participando de diversas palestras, seminários e eventos.
Além disso, Caio também tem um canal no Youtube com mais de 400 mil inscritos e é autor de dois livros.
A oratória de Caio Carneiro
Caio é conhecido justamente por sua energia e pelo poder de sua oratória, influenciando milhões de jovens e adultos com seus vídeos, palestras e apresentações.
Por isso, na série de hoje, vamos analisar os três pilares da oratória do empresário:
- Comunicação Não Verbal;
- Comunicação Verbal;
- Didática.
Comunicação Não Verbal
Caio sempre mantém o contato visual com a câmera, uma excelente estratégia para gerar conexão.
Uma dica que nós sempre passamos para nossos alunos é olhar para a “bolinha” da câmera ao gravar vídeos, com o objetivo de transmitir a sensação de contato visual.
Inclusive, um erro muito comum é quando a pessoa grava um vídeo e olha para ela mesma na tela do celular ou câmera. Isso gera uma sensação de olhar perdido, desconexo.
Já no presencial, Caio mantém o contato visual alternando o olhar entre as pessoas de suas plateias. Dessa maneira, ele cria laços e conquista o público.
Outra característica da oratória de Caio é que ele tem uma expressão corporal bem expansiva e com gestos amplos. Como costumamos dizer, ele ocupa o espaço dele e um pouco mais.
Algo que também chama a atenção na postura do empresário é que ele usa os gestos para enfatizar e marcar o que está sendo dito.
Podemos dizer, ainda, que ele usa todo o conhecimento que tem e faz uso dos gestos para pontuar aquilo que está dizendo.
Comunicação Verbal
A primeira coisa que podemos destacar sobre a comunicação verbal é a energia e o entusiasmo.
Caio tem uma dinâmica de voz potente e é muito interpretativo, habilidade que faz com que ele alterne a voz para contar as situações que viveu. Com isso, ele modifica o tom e a velocidade da fala de acordo com a emoção que quer causar com suas histórias.
Outra característica marcante é o uso da ênfase; sendo assim, ele coloca peso em determinadas palavras para intensificar ainda mais a importância delas no discurso.
A fala dele tende a ficar mais pausada, um recurso que enobrece a comunicação, deixando a comunicação mais atraente e contribuindo para conquistar ainda mais a atenção do público.
Por fim, podemos dizer que a fala de Caio tem cadência e ritmo, ou seja, não é monótona.
Didática
Para tornar a comunicação ainda mais eficaz, Caio utiliza bastante o recurso da emoção.
Nas redes sociais, ele tem vários posts e vídeos com mensagens motivacionais. Seu discurso mexe com a plateia, gera reflexão e faz com que o público queira ouvir o que ele tem a dizer.
Seu perfil comunicacional é de um treinador, conselheiro e motivador – e é assim que ele consegue gerar ainda mais conexão com o público.
Outra característica é a busca pela interação com a plateia, fazendo perguntas ou provocações constantes. Este recurso faz com que o público preste atenção ao que ele está dizendo.
É sempre importante lembrar que cada orador tem seu perfil e seu estilo de se comunicar, e que é fundamental ter coerência para que as ideias cheguem de maneira eficaz até o público.
Para isso, precisamos dominar o que e avaliar para quem estamos falando. Por isso, reforçamos a mensagem de sempre: estude seu público e o local da mensagem. Caio Carneira é um ótimo orador em quem se inspirar!
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