“Como ir bem em uma entrevista de emprego?”: esta é a pergunta que todos os profissionais que estão em busca de uma oportunidade querem responder. O fato é que tudo pesa na hora H: as roupas, o modo de se portar e a qualificação profissional. Mas nada supera a forma como você se comunica.
Não adianta um profissional ter um currículo extenso e cheio de experiências, se ele não souber contar sobre cada trabalho. O que você fazia? Como era sua rotina? Quais são os desafios? O que você aprendeu? Tudo isso precisa estar na ponta da língua.
Mas não é só sair respondendo…
Responder a uma pergunta pode parecer simples, mas quando você tem um objetivo – que é conseguir a vaga de emprego – sua resposta precisa ser envolvente e completa. E não é só isso, há outros detalhes que você precisa ficar atento!
Por isso, vamos às dicas. Anote tudo e comece a praticar assim que tiver uma oportunidade.
1) Esteja aquecido e seguro
Antes de entrar na sala onde será realizada a entrevista de emprego, aqueça sua voz fazendo exercícios. Responda perguntas que vêm à sua cabeça e esteja seguro das respostas.
Não aumente os fatos, evite autodepreciação, fuja de lembrar situações constrangedoras, por exemplo. Portanto, foque no que importa: o seu trabalho, sua experiência e os seus cases de sucesso.
2) Conte uma história
Histórias que você viveu durante a vida profissional e têm um final de aprendizado pode dar um peso na entrevista. Você já pensou nisso? Por isso cada pergunta feita pelo entrevistador é uma oportunidade que você tem para contar uma história.
Antes da entrevista, faça uma análise sobre sua vida profissional, os pontos altos da carreira e histórias positivas que possam inspirar. Para quem acompanha o Óh Quem Fala, já sabe que isso trata-se do storytelling, por exemplo!
3) Comunicação não verbal
Agora que você já se aqueceu, treinou e contou histórias, fique atento ao seu corpo. Afinal, a comunicação não verbal também é analisada pelos entrevistadores, psicólogos e RHs.
Sente-se de uma forma confortável, busque não ficar segurando objetos – como bolsa e pastas – e não gesticule demais com as mãos. Use-as, no máximo, até a altura do peito. Quando estiver contando sua história, evite apontar com o dedo indicador. Seja sutil em seus movimentos e olhe nos olhos, por exemplo.
Como ir bem em uma entrevista de emprego?
Para se sair bem em uma entrevista de emprego ou em qualquer outra situação em que você é testado, você precisa ser um comunicador de verdade. É isso mesmo, treinar a sua comunicação, sua oratória e a sua liderança.
Portanto, se você está buscando começar 2020 com o pé direito, o Óh Quem Fala pode te ajudar! Com o Formação de Oradores e o Comunicador Integral e Liderança, você vai sair das aulas pronto para aplicar tudo o que aprendeu no dia a dia, por exemplo.
São técnicas eficazes e que vão ajudar a melhorar sua imagem profissional, além de ajudar você a vender, conquistar novos espaços e alcançar metas, por exemplo.
Gostou do nosso post? Portanto siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.
Sou a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Sou a Valéria da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Nao cometa o erro de assumir a responsabilidade sobre como as pessoas vao reagir a sua assertividade. Se eles, por exemplo, agirem de maneira agressiva ou ressentida com voce, tente evitar responder da mesma forma. Lembre-se que voce pode controlar apenas voce mesmo e seu proprio comportamento, entao faca seu melhor para se manter calmo e comedido quando as coisas ficarem tensas, pois isso tambem faz parte da comunicacao assertiva.