Nem todo comunicador é um líder, mas todo líder é um comunicador. Para unir estes dois comportamentos, “líder” e “comunicador”, e se transformar em um profissional ideal para a sua empresa, são necessárias três características indispensáveis. Consegue imaginar quais são?
Antes de listarmos os três passos para você descobrir se é ou não um líder comunicador, vamos entender a importância deste profissional para uma corporação? Um spoiler: ser um líder comunicador vai muito além apenas da boa comunicação e oratória.
Seja você o dono da própria empresa ou um funcionário, a sua liderança irá se mostrar em momentos de crise e até mesmo no dia a dia. Como? Por meio da sua comunicação. A forma como você fala e age tem um impacto enorme em seus companheiros de trabalho, mesmo que você não perceba.
Vamos entender agora quais são estas três características de um líder comunicador? No fim do texto você vai saber como aperfeiçoar suas habilidades.
Passo 1: Empatia
Antes de criticar, aplicar uma “bronca” ou emitir qualquer palavra que possa ofender ou entristecer uma pessoa, você é capaz de se colocar no lugar dela e pensar em como se sentiria, por exemplo? Se sim, parabéns, você tem a primeira característica de um líder comunicador.
A liderança não vem por meio de um cargo, onde você senta em uma cadeira e pronto, tornou-se líder. Você deve ser empático com seus funcionários, colegas, clientes e chefes. Lembre-se um líder também precisa saber ouvir.
Passo 2: Assertividade
Você fica incomodado quando, em uma reunião, uma pessoa fica dando muitas voltas para falar sobre algum assunto? Isso é a falta de assertividade. A situação precisa ser exposta da forma como é, para que o resultado alcançado seja o mais próximo possível do necessário.
Evitar meias palavras, longos e-mails, reuniões desnecessárias, ruídos de comunicação entre funcionários e outras situações desta natureza, é, portanto, necessário o passo 2 desta lista: a assertividade.
Passo 3: Carisma
Ninguém merece um chefe (ou responsável por uma equipe), chegando para trabalhar com a cara fechada e sem nem dar bom dia à equipe, por exemplo. Por isso, problemas pessoais e até mesmo profissionais não podem atingir o relacionamento do líder com sua equipe. Pelo contrário, se possível deve ser compartilhado.
Há quem diga que uma pessoa mal-humorada faz com que outras dez também fiquem chatas, por exemplo. Portanto, isso impacta diretamente na rotina da empresa e nos resultados. Então nada de cara fechada e grosseria, combinado?
Seja um líder comunicador
Você leu o texto do blog do Óh Quem Fala até aqui e sentiu no fundo do seu coração que precisa melhorar alguma destas características: assertividade, carisma e empatia? Então você está sim no lugar certo.
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3 respostas a “Líder comunicador: descubra em 3 passos se você é um”