Como se comunicar melhor no trabalho?
Problemas que a comunicação assertiva pode resolver no mundo empresarial
Comunicação no mundo empresarial

A comunicação empresarial é algo a se prestar atenção. Se você já começou ou vai começar a trabalhar em uma empresa, sabe que haverá diversos cargos, hierarquia e alguns protocolos. Com o passar do tempo, algumas regras caíram e outras surgiram, mas a assertividade sempre precisou estar presente.

Empresas que não aplicam a comunicação empresarial assertiva em seus métodos, treinamentos e no dia a dia com os funcionários tendem a ser menos produtivas e, indiretamente, criar problemas e insatisfações com os funcionários, por exemplo.

É por isso que o Óh Quem Fala defende que toda empresa, principalmente gestores em cargos de liderança, façam cursos de oratória e comunicação assertiva. Portanto, o trabalho flui melhor, sem problemas de relacionamento com funcionários e nem aquelas reuniões que poderiam ser apenas um e-mail de três linhas. 

Como temos treinamentos focados para líderes, hoje vamos citar três problemas que a assertividade pode resolver dentro da empresa que você trabalha. Contudo, leia até o final!

Se você é um profissional em cargo de liderança, por exemplo, comece a aplicá-las. Se trabalha dentro de uma empresa que sofre com um destes aspectos, compartilhe este artigo! Vamos lá?

1)      Reuniões que poderiam ser um e-mail

Tem coisa que irrita mais um funcionário do que uma reunião desnecessária no meio de um dia turbulento? Profissionais com cargos de liderança que desejam trabalhar com assertividade têm que entender que reuniões precisam ser planejadas, pautadas e terem objetivos claros a serem passados. Não apenas palavras ao vento.  

Muitas reuniões, que mobilizam dezenas de funcionários e acabam atrasando o trabalho, poderiam ser um e-mail ou um comunicado formal da pessoa responsável pela gestão de equipe.

Precisa fazer uma reunião? Então defina o tema, escolha a dedo os profissionais que precisam participar do encontro, tenha objetivo e termine a reunião com metas a serem cumpridas.

Problemas que a comunicação assertiva pode resolver no mundo empresarial
Dicas de como se comunicar melhor no seu trabalho

2)      Formalidade desnecessária

Por que gastar tempo e saliva com uma formalidade desnecessária? Foi-se o tempo em que o funcionário era apenas um funcionário. Hoje, o profissional que trabalha em uma empresa é um colaborador, quase um membro da família.

Por estas questões, ele quer ser tratado com transparência, seriedade, respeito e, claro, assertividade. Não tente enrolar o funcionário contando histórias mirabolantes sobre os serviços. Pode ter certeza que se ele desconfiar, vai pesquisar, descobrir a verdade e você, gestor, será desmoralizado para este funcionário.

O negócio vai bem? Seja transparente com os funcionários e deixe-os a par da situação. A situação vai mal? Seja transparente, assertivo e o mais importante: seja o líder neste momento.  

3)      Briefing para um bom trabalho

Já ouvi diversas histórias de funcionários que ficaram horas e horas quebrando a cabeça com algum trabalho que, na verdade, era mais simples do que se pensavam.

Um grande erro de gestores e coordenadores de algumas empresas é não passar o briefing correto para o funcionário, por exemplo. Para quem não conhece, briefing é uma expressão que significa um conjunto de informações para o desenvolvimento de um trabalho.

Este é um dos momentos mais necessários em que um líder precisa ser assertivo. Por isso, que tal fazer uma análise mental para saber se você está passando o trabalho como ele deve ser? Isso impacta, por exemplo, diretamente no resultado final de trabalhos.

Muitas vezes se o trabalho não está bem feito, pode ser algum tipo de problema no briefing e não, particularmente, culpa do funcionário, por exemplo.

Problemas que a comunicação assertiva pode resolver no mundo empresarial
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Seja assertivo na sua comunicação empresarial!

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4 respostas a “Comunicação empresarial: evite os 3 maiores problemas”

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