O medo de falar em público ou de fazer qualquer tipo de apresentação persegue milhões de pessoas em todo o mundo. São profissionais liberais, estudantes, empresários e tantos outros tipos de pessoas.
O fato é de que algumas pessoas convivem relativamente bem com este tipo de situação. O motivo? Acham que apenas por não trabalharem diretamente com comunicação, reuniões e apresentações não estão sendo afetadas. Porém, é aí que mora o perigo.
A vida pessoal e suas relações interpessoais (como amizades e namoros), por exemplo, também podem ser afetados por conta deste medo.
Pensando em ajudar profissionais e qualquer pessoa que tenha medo de falar em público, o Óh Quem Fala, escola de cursos de oratória de Sorocaba, trouxe três dicas que se forem aplicadas vão começar a mudar o seu dia-a-dia! Vamos lá?
1) Organização x diminuição do medo
Quando questionados, os alunos do Óh Quem Fala relatam que o medo de falar em público também está ligado à situações adversas que podem acontecer durante a apresentação. Por exemplo: esquecer o conteúdo, problemas com materiais de apoio, horários, ambiente onde será feita a apresentação, entre outros.
Contudo, a primeira dica vai além da oratória e é a organização. Por exemplo: cheque e revise todo o seu conteúdo e materiais de apoio como o PowerPoint e fichas que podem te orientar durante a apresentação.
Além disso, procure fazer uma visita prévia no local onde será feita a sua apresentação, isso pode te deixar mais seguro e confiante que nada vai dar errado.
2) Respire e não faça nada de última hora
Já falamos aqui no blog do Óh Quem Fala: toda apresentação deve estar roteirizada. Por isso, o conteúdo precisa ter um começo, meio, fim e, claro, ter sido programada com um tempo hábil de antecedência. Isso faz com que o orador não fique com aquela “pulga atrás da orelha” sobre estar faltando informações ou qualquer outro medo, por exemplo.
Não fazer nada de última hora também inclui você ensaiar sua apresentação, por exemplo. Detalhe: ensaiar não é decorar. Portanto, lembre-se que você terá todo o apoio necessário (fichas com “cola” e PowerPoint).
O controle da respiração, por exemplo, também ajuda antes de você falar para o seu público. Relaxe, fique calmo e pense que você sabe todo o conteúdo que precisa falar.
3) Eles não querem te ver falhar
O público é o principal problema para quem tem medo de falar em público. Mas posso te contar um segredo? As pessoas não querem te ver falhar. O seu público não está torcendo contra a sua apresentação.
Já ouvi muita gente dizer que sabe o conteúdo e que tem tudo para se dar bem. Porém, chega na hora e o bloqueio aparece. As pessoas que estão te ouvindo, seja do seu trabalho, em uma palestra ou qualquer outra situação, querem estar ali para te ver falar e aprender com você, afinal você será a autoridade em algum assunto. Encare esta situação como uma amizade. Você é um amigo que está ajudando outras pessoas.
Caso alguém te faça uma pergunta, por exemplo, e você não saiba a resposta, não fique tenso. Agradeça a participação, diga que não sabe (o que não é um defeito para ninguém), que vai pesquisar e dará um retorno. É simples assim!
Você tem medo de falar em público?
Mesmo seguindo estas dicas, muitas pessoas vão continuar com o medo e precisarão de apoio profissional. E está tudo bem! Eu e o Óh Quem Fala estamos aqui para conversar com você, saber qual é o seu medo e, portanto, te ajudar.
O curso de oratória “Comunicação e Oratória para Líderes” treina você para falar bem em qualquer ocasião. Realizado em Sorocaba, estarei com você para passar tim-tim por tim-tim o que é necessário para se tornar um orador de sucesso! Portanto, garanta a sua vaga e dê adeus ao medo de falar em público.
Gostou do nosso conteúdo? Segue a gente nas redes sociais e fique por dentro Facebook, Instagram e no Youtube.
Um comentário em “Medo de falar em público: 3 passos para enfrentá-lo”