Estar totalmente no controle de uma apresentação é o desejo de qualquer profissional que precisa lidar rotineiramente com o público. Afinal ser o emissor de alguma informação vai muito além de um bom conteúdo.
Pessoas que têm medo ou que não se consideram boas o suficiente falar em público acabam desenvolvendo diversas barreiras. Por isso, acabam focando toda a sua atenção e dedicação em vencer essa “trava”.
Mas para manter o controle total de uma apresentação (isso inclui reuniões, palestras e vendas) é preciso mais do que isso. Veja a lista que o Óh Quem Fala separou para você. Fique atento a estes quatro itens e sua apresentação profissional vai ser muito melhor do que é hoje!
1) Volume de voz
O segredo é fugir da monotonia. Evite falar por longos períodos num tom elevado e busque não ficar muito tempo com a voz num volume muito baixo.
É importante que antes da apresentação você faça um teste no espaço, assim você saberá como sua voz vai se comportar no microfone, se o espaço ecoa e se sua voz será ouvida por todos.
O discurso em um tom muito baixo pode gerar falta de atenção e dificuldade do público em entender o que você está falando, por exemplo. Contudo, uma apresentação com um volume de voz muito alta pode irritar as pessoas presentes.
Dica extra: não se esqueça de usar a entonação para dar ênfase em algumas frases. Exemplos disso são enfoques em interrogações, surpresa, tristeza e felicidade. Tudo vai depender do seu storytelling.
2) Ritmo da fala
Lembre-se: você está contando uma história e as pessoas precisam entender tudo. Um fator determinante em uma apresentação é o seu ritmo de fala, por exemplo. É comum que quem tenha medo de falar em público ou esteja muito nervoso acelere o ritmo.
Mas cuidado, isso pode fazer você “comer” parte de algumas palavras, errar no português e fazer com o seu público não entenda o que você está falando.
Aqueça a voz e o corpo antes da sua apresentação, isso vai fazer o seu corpo relaxar, por exemplo.
3) Contato visual
Pode parecer intimidador, mas olhar nos olhos do seu público é sempre a melhor opção. Mesmo em uma palestra, quando você está no palco, as pessoas percebem quando o seu olhar está perdido. Portanto isso pode demonstrar uma situação de insegurança, o que não é nada bom para um orador que está representando uma marca.
4) didática de conteúdo
Faça um discurso que todos poderão entender: do diretor da empresa ao funcionário que acabou de chegar. Portanto, evite palavras difíceis, termos técnicos e “frases pomposas” demais. Costumo dizer que o simples é chique. E claro: conte uma história para envolver seu público!
Faça uma boa apresentação!
O Óh Quem Fala é especialista em ajudar profissionais a contarem histórias. Por isso, com o Formação de Oradores e o Comunicador Integral e Liderança, você vai sair das aulas pronto para aplicar tudo o que aprendeu no dia a dia.
Gostou do nosso post? Portanto siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.
2 respostas a “4 pontos que você DEVE ficar atento para manter o controle da sua apresentação”