A mudança de carreira na vida de um profissional pode acontecer em diversas situações. As duas mais comuns estão ligadas à vontade própria de mudar, ou seja, quando um profissional quer um novo rumo. A segunda, é quando a pessoa é obrigada a fazer isso após uma demissão.
Uma pesquisa feita pela empresa Brands2Life, em parceria com LinkedIn, mostra que 79% dos profissionais não se candidatam para vagas que gostariam. Contudo, isso, em algum momento da vida, vai voltar à tona e fazer com que o profissional busque novas oportunidades.
Afinal… A mudança na vida profissional precisa ser difícil?
Mas afinal, o que motiva essa mudança que, muitas vezes, é tão difícil? Especialistas em recursos humanos apontam que a maior motivação dos profissionais para encararem uma transição de carreira ou aceitarem um novo cargo são as chances de serem melhores remunerados e de terem sucesso.
O Óh Quem Fala listou dicas para três situações que um profissional passa por uma mudança de carreira. Você se identifica com alguma?
Transição de carreira
Quando se trata de uma mudança de carreira ou de uma transição de área de atuação em um novo trabalho, toda a sua comunicação – verbal e não verbal – precisa mudar. Dependendo da nova profissão escolhida pelo profissional, a vestimenta e a forma de se comunicar contam muito.
Por exemplo, se uma pessoa trabalhava com vendas e pretende entrar para o mundo corporativo, a vestimenta, a forma de se comunicar e os objetivos precisam estar coerentes e claros com a nova proposta.
Mudança de cargo
A tão sonhada promoção chega para algumas pessoas e, com isso, mudanças são necessárias. Com o novo cargo, o profissional precisa entender que – na maioria das vezes – vai gerenciar uma equipe e precisar lidar com outras pessoas.
Será necessário deixar de lado o perfil do cargo anterior e entender que ser maleável e saber se comunicar com diferentes tipos de pessoas é uma característica importante no trabalho. A assertividade na comunicação importa muito nesta fase da mudança de carreira.
Concorrência
Quando a demanda pelo seu serviço ou produto aumenta, é comum que surjam concorrentes na sua cidade ou região. Se formos analisar pelo lado bom, isso é um fator positivo pois há mais espaço para você crescer.
Porém, é preciso que o profissional entenda a sua posição no mercado de trabalho, aprimore suas habilidades e enfrente a concorrência do mercado de trabalho com profissionalismo.
A chave para mudança na vida profissional
É importante lembrar, por exemplo, que em todos os casos citados acima, a oratória e a comunicação são uma parte muito importante. A principal importância é saber como se comunicar e o objetivo do seu discurso.
Portanto, lembre-se: para vender, negociar, apresentar seu trabalho e captar clientes a oratória é muito importante.
Gostou do nosso post? Portanto siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.