glossofobia

Imagine uma sensação que pode te tirar completamente dos eixos, te intimidar, enfraquecer. Agora multiplique isso por dez e você vai ter apenas uma noção de como se sente alguém que é vítima da “glossofobia”, uma sensação, que em alguns casos, pode superar o medo da morte.

 

Mas afinal, o que é essa tal de glossofobia? A origem da palavra é grega, resultante da junção de “glossa”, que significa “língua” em grego, e “fobos”, que quer dizer “medo”. Ou seja, glossofobia é o medo de falar em público, de se expressar para uma ou mais pessoas. Nós já falamos sobre os 10 sintomas do medo de falar em público aqui no blog em 10 Sintomas do Medo de Falar em Público, portanto, você já consegue identificar se também sente isso.

Por que sinto isso?

Segundo os psicólogos, o medo de falar em público pode estar relacionado a uma situação traumática do passado. O problema é que a maioria das pessoas que sofre com o medo de falar em público tende a reagir evitando sempre as situações de exposição. Isto pode agravar ainda mais o problema e o nervosismo pode se transformar em pânico. Além disso, a baixa autoestima, perfeccionismo e medo do fracasso são sintomas comuns.

O que fazer?

Ainda de acordo com os especialistas, o primeiro passo para se livrar do seu medo é reconhecê-lo. Entender que este pode ser um problema real é a melhor maneira de encontrar maneiras de superá-lo. Você pode procurar a ajuda de profissionais para superar os traumas, como um terapeuta, por exemplo. Os treinamentos com profissionais de oratória também são fundamentais para aprender a lidar com essa fobia.

Respire fundo, mantenha a calma e dê o primeiro passo já. A gente pode te ajudar! Aqui sempre tem artigos que vão te ajudar a superar o medo de falar em público e se tornar um orador(a) admirado(a).

 

Volto logo com mais dicas, se quiser saber mais sobre o Óh Quem Fala é só acessar nossas redes: instagram, facebook e youtube! Continue acompanhando.

 

Vamos falar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *