O uso da oratória para vender um produto ou serviço é indispensável para profissionais que desejam melhorar. Principalmente para os que têm resultado no fim do mês ou que tenham metas para serem alcançadas.
É bom lembrar que um bom orador não é aquele que fala bem apenas em frente a um grande público. É preciso saber vender mesmo quando se está a sós com um cliente.
Muito se fala sobre venda, mas antes do cliente fechar o negócio, é preciso que ele confie em você. Será que você está fazendo o certo?
O Óh Quem Fala, centro de cursos de oratória em Sorocaba separou neste artigo algumas técnicas verbais e não-verbais. Você pode incluir no seu dia a dia para fazer o seu marketing pessoal de uma forma mais efetiva. Vamos lá?
Com que roupa ir?
A vestimenta faz parte sim das “técnicas de oratória” porque pertence à comunicação não verbal. Vestir-se de acordo com a ocasião te eleva a uma postura profissional.
Dependendo do seu serviço, não é necessário terninho e roupa social, mas é importante entender em quais ocasiões as roupas informais são bem vindas.
Energias positivas
Ao falar sobre o seu serviço, não abaixe o tom de voz ou desvie o olhar: isso pode levar o potencial cliente a acreditar que você está inseguro com o seu próprio produto.
Fale sobre o seu diferencial, mostre os pontos positivos, depoimentos de outras pessoas que o utilizaram. Tudo isso faz muita diferença.
Nada de decoreba…
É comum que vendedores – dos novatos aos experientes – fiquem inseguros em determinadas situações. Mas eu sempre digo: quem sabe mais sobre o seu produto?
Você! Não há ninguém mais expert no seu serviço do que você mesmo. Então não fique com medo de perguntas e situações que possam lhe colocar contra a parede. Seja natural e não decore. Quando a apresentação é “robótica”, por exemplo, o cliente percebe e não pega bem…
Tenha calma ao seu expressar
Quando for apresentar seu produto, mesmo que tenha um tempo curto para isso, fique calmo. A afobação, contudo, pode levar você a cometer diversos erros, desde a pronúncia errada de palavras até informações equivocadas sobre o seu próprio serviço. O ideal é pensar com antecedência no que falar, por exemplo.
Pense com a cabeça do seu cliente
Aqui vai a dica que talvez seja a mais importante: mesmo que você já esteja habituado a vender seu serviço/produto, treine a negociação. Cada cliente requer uma atenção, cada um é de um jeito. A mesma solução pode não servir para todos. Pense sempre, com antecedência, quais objeções o cliente fará. Isso te deixará mais seguro sobre o que propor, por exemplo.
Seja um orador de verdade e use a oratória para vender
O Óh Quem Fala te deu dicas, mas se você quiser ser um orador de verdade, venha com a gente!. Localizado em Sorocaba, o Óh Quem Fala já formou dezenas de profissionais apenas neste ano.
A próxima turma do treinamento Formação de Oradores começa dia 14 de outubro com a treinadora Tammy de Andrade. Ela é é jornalista especialista em comunicação empresarial. Clique aqui e conheça mais sobre o curso de oratória.
Gostou do nosso post? Portanto siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.
Um comentário em “A importância da oratória para vender seu produto”