Oratória para políticos: entenda como isso pode influenciar nas eleições
Oratória e política andam lado a lado
Oratória para políticos é o tema do artigo do Óh Quem Fala

A oratória para políticos foi, é e sempre será o principal atributo de um líder político. É através da fala que um candidato, por exemplo, vai se comunicar com seu eleitorado, seja pela televisão, rádio, debates, campanha nas ruas e agora na internet.

Assim como em 2018, as eleições de 2020 prometem grandes debates públicos sobre os principais temas que interessam a população. Os interessados em pleitear um espaço na legislativo ou até mesmo no poder executivo não podem fazer feio em frente aos eleitores, durante a campanha. Por isso a oratória para políticos é tão importante!

Políticos estão sempre associados a grandes discursos, não é à toa que os maiores oradores do mundo foram presidentes e chefes de estados em grandes potências.

Bianca Celoto, jornalista e treinadora de oratória e comunicação assertiva do Óh Quem Fala, separou alguns pontos de extrema importância que envolvem a oratória para políticos.

Discursos e roteiros

Há algo que um candidato mais faça durante uma eleição do que discursos? Mas uma coisa que devemos observar é conteúdo da fala. Nenhum discurso pode ser vazio, menos ainda o de um candidato a representante do povo.

É preciso pensar e concluir: o que quero expressar naquele momento? Qual público estará presente no evento? Qual assunto é relevante para aqueles moradores? Um bom discurso que impacta pessoas precisa ser pensado com antecedência. É aí que entra a oratória para políticos, por exemplo!

Polítocos devem saber improvisar, debater e falar bem em público
Polítocos devem saber improvisar, debater e falar bem em público

Improvisos e debates

Apesar de não participarem de debates televisionados, os canais na internet estão abertos e os vereadores também precisam conhecer a técnica de improviso. Os candidatos à prefeitura então, nem preciso falar, não é?

Mas vale lembrar que improvisar não é apenas dar uma resposta “sim “ou “não” ou qualquer outra réplica sem sentido… A oratória para políticos precisa estar em dia!

O improviso precisa ser pensado pelo político em segundos e aproveitado da melhor forma possível. Portanto, aquela pergunta feita de surpresa pode me render uma boa resposta? Qual assunto pode inserir neste contexto? Tenho conhecimento de dados para falar?

A análise dos eleitores

Os eleitores estão atentos como nunca. Para confiar o voto em um candidato, por exemplo, é analisado a desenvoltura ao discursar, o sentido da fala e erros de português. Contudo, este é outro momento em que a oratória para políticos é muito importante!

É claro que uma falha ou outra acontece, mas se for recorrente você pode perder um voto. Ou pior: outros vários votos em decorrência da influência daquele eleitor que te acompanhou mais de perto. Sem contar que os opositores podem usar isso contra você, inclusive propagando na internet.

Bianca Celoto ministra treinamentos de oratória no Óh Quem Fala em Sorocaba
Bianca Celoto ministra treinamentos de oratória no Óh Quem Fala em Sorocaba

Curso de oratória para políticos

Com dez anos de experiência em televisão, alguns deles como âncora de um telejornal na região de Sorocaba, Bianca Celoto especializou-se em oratória e comunicação assertiva e abriu o Óh Quem Fala em Sorocaba, escola de oratória.

Diversos cursos como “Comunicação Integral e Liderança” e o “Formação de Oradores” já ajudaram dezenas de pessoas a retornarem ao mercado de trabalho e terem melhores resultados, por exemplo.

Gostou do nosso post? Portanto siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: FacebookInstagram e no Youtube. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *