A comunicação empresarial no Brasil mudou muito ao longo das últimas décadas. O que antes era comum – como chefes autoritários e ordens indiscutíveis – viraram exceção em empresas que ficaram “paradas no tempo”.
Vale lembrar que a comunicação empresarial não abrange apenas o marketing interno e a publicidade externa, por exemplo. Em outras palavras, a comunicação empresarial está muito relacionada à forma como os líderes de equipe se comunicam!
Uma tarefa mal explicada, a falta de transparência e a falta de exemplo de um líder pode causar, em alguns casos, a diminuição de rendimento e até prejuízos financeiros, por exemplo. Quem diria, décadas atrás, que a oratória ajudaria a melhorar os lucros?
Feedback baseado em opinião pessoal
Diversas situações podem acontecer para uma pessoa no cargo de gerência acabar errando na hora de um feedback. Portanto, uma das mais comuns é quando um líder de equipe inicia seus trabalhos em uma empresa com funcionários antigos. Sem ter tempo de conhecê-los e ver suas habilidades profissionais, acabam misturando o pessoal com o profissional.
É importante que um líder saiba diferenciar a personalidade de um funcionário de suas habilidades profissionais. É claro que uma coisa não pode interferir diretamente no andamento da outra. Um bom líder busca aproximar sua equipe e não afastá-la.
Falta de acessibilidade e transparência
Como tirar dúvidas ou expor uma situação delicada envolvendo o trabalho sendo que o líder da equipe nunca pode ouvir, conversar e aconselhar? Se uma pessoa que ocupa o cargo de gerência não pode gerir, algo está errado.
Além disso, é de extrema importância que o líder nem espere o funcionário procura-lo, ele é quem deve perceber que algo está errado e chamar para conversar. A transparência também deve ser compartilhada com a equipe, por exemplo. Por que decisão “X” foi tomada? Quais métodos foram utilizados? Por isso é sempre importante disseminar este tipo de informação.
“Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”
É claro que todo o funcionário deve, sempre, querer buscar os melhores resultados e ser um profissional dedicado. Portanto, quando o gestor de equipe, que deveria dar o exemplo, acaba não agindo como um líder, acaba prejudicando todos os que trabalham a sua volta.
Enquanto uma equipe inteira se desdobra para buscar os melhores resultados, “líderes” ficam isolados, não buscam saber o que está acontecendo e não dão o exemplo. Portanto, é aquela antiga frase: falar é fácil, fazer é difícil!
Vire um especialista em comunicação
O Óh Quem Fala, escola de cursos de oratória em Sorocaba, está com inscrições abertas para o treinamento “Comunicador Integral e Liderança”, que começa dia 1º de outubro. Clique aqui para garantir sua vaga e saber mais informações sobre o curso.
Serão abordados, por exemplo, diversos tópicos relacionados à comunicação verbal e não verbal, técnicas de discursos, improviso, storytelling, liderança e media training.
Gostou do nosso post? Portanto siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.
Um comentário em “Comunicação empresarial: erros mais comuns dos líderes”