Comunicação Para Liderar: Insights do Destrave

As relações sociais e profissionais mudaram, e a revolução da informação e da tecnologia enfraqueceram a nossa capacidade de tomar boas decisões e liderar. Com isso, principalmente desde a pandemia, as empresas estão enfrentando grandes dificuldades para destacar e engrenar novas lideranças.

Há 20 anos, liderar uma equipe de trabalho era bem menos arriscado do que hoje. Mas boa parte dos pilares que sustentavam os chefes não convence mais. 

Por isso, um líder habilidoso e capacitado se tornou uma joia rara para o mercado. 

Comunicação e Liderança

Em menos de três anos, o Linkedin publicou dois rankings das habilidades mais buscadas pelos empregadores e duas delas estão lá, invictas no topo: a comunicação e a liderança.

E quer saber por que elas aparecem sempre juntas? Porque não há liderança eficaz sem comunicação apurada – e vice-versa. 

Mas, afinal, como destravar a comunicação para desenvolver uma liderança condizente com esta nova realidade?

Esta e muitas outras questões foram discutidas na nossa imersão: “Destrave: Comunicação Para Liderar”.

O evento, 100% online e gratuito, aconteceu entre os dias 31 de julho e 2 de agosto e foi ministrado pelas nossas treinadoras Bianca Celoto, Tammy de Andrade e Dani Amorim, que trouxeram técnicas para ajudar a ajustar e melhorar sua capacidade de liderar no mercado de trabalho atual.

Inteligência emocional para líderes

Na primeira aula, explicamos por que um líder precisa de inteligência emocional e a importância de desenvolver esta habilidade para melhorar seus relacionamentos interpessoais no ambiente corporativo. 

Além disso, falamos sobre os principais conceitos relacionados a autoconsciência, autogestão, empatia e habilidade social.

Técnicas de oratória para liderar

Na segunda aula, as treinadoras Tammy de Andrade e Bianca Celoto discorreram sobre a importância da comunicação na liderança, ensinando a utilizar a comunicação como uma ferramenta do dia a dia.

  • 5 maneiras de expandir o seu vocabulário

Elas também explicaram como os gestos impactam na imagem profissional e como desenvolver consciência corporal.

Falamos também sobre comunicação verbal, abordando como a dinâmica de fala pode reforçar o poder de liderança. 

Comunicação assertiva e feedback

Por fim, no terceiro e último dia do evento, o assunto foi: técnicas de assertividade para se comunicar de maneira direta, respeitosa e eficiente. 

Abordamos também ferramentas para aplicar feedbacks assertivos e melhorar a produtividade da sua equipe. 

Comunicação para líderes

Para destravar de vez sua comunicação e ajustar sua performance como líder, essas e muitas outras técnicas são desenvolvidas com mais detalhes no Comunicação Para Líderes.

Com a instrução, o acompanhamento e os feedbacks das treinadoras, você aprende a ajustar sua comunicação como líder e se destacar no mercado profissional.

Conheça os 10 módulos do curso:

MÓDULO 1 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Aula 1 – Introdução à Inteligência Emocional
Aula 2 – Pilares da Inteligência Emocional
Aula 3 – Gerenciamento das Emoções no Contexto da Liderança
• Desafio Prático 1 – Gerenciamento de Emoções


MÓDULO 2 – COMUNICAÇÃO HUMANA

Aula 4 – Elementos da Comunicação
Aula 5 – Oratória a partir da Retórica
Aula 6 – Comunicação no Relacionamento Interpessoal
• Desafio Prático 2 – Apresentação Pessoal

MÓDULO 3 – COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA

Aula 7 – Pipeline de Liderança
Aula 8 – Estilos de Liderança
Aula 9 – Inteligência Social
• Desafio Prático 3 – Estilo de Liderança

MÓDULO 4 – ORATÓRIA I: COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

Aula 10 – Como parecer Inteligente
Aula 11 – Posicionamento
Aula 12 – Postura
Aula 13 – Gestos Manuais
Aula 14 – Expressões faciais
Aula 15 – Sons Não Verbais
Aula 16 – Rapport e a Arte de Escutar
• Desafio Prático 4 – Simulação Guiada

MÓDULO 5 – ORATÓRIA II: COMUNICAÇÃO VERBAL 

Aula 17 – Fala e Dicção
Aula 18 – Velocidade de Fala e Uso de Pausas e Ênfases
Aula 19 – Respiração
Aula 20 – Entonação
Aula 21 – Voz e Emoção
Aula 22 – Rapport na Comunicação Verbal
• Desafio Prático 5 – Ficha de Aquecimentos Vocais
• Desafio Prático 6 – Interpretação Verbal


MÓDULO 6 – ORATÓRIA III: DIDÁTICA DE APRESENTAÇÕES 

Aula 23 – Formatos de Discursos
Aula 24 – Tipos de Discursos
Aula 25 – Como Usar os Gatilhos de Persuasão nos seus Discursos
Aula 26 – Roteirização do Discurso
Aula 27 – Roteirização de Reuniões
• Desafio Prático 7 – Roteirização do Discurso
• Desafio Prático 8 – Roteiro Estratégico para Eficácia de Reuniões


MÓDULO 7 – COMUNICAR E EMOCIONAR

Aula 28 – Storytelling
Aula 29 – Jornada do Herói
Aula 30 – Arquétipos
Aula 31 – Linguagem Emotiva e Storytelling de Dados
Aula 32 – 7 Passos para Contar uma Boa História
Aula 33 – Ted Talks
• Desafio Prático 9 – Storytelling: Inspirando sua Equipe

MÓDULO 8 – COMUNICAÇÃO ASSERTIVA 

Aula 34 – Comunicação Assertiva na Liderança
Aula 35 – Comportamentos Passivo, Agressivo e Assertivo
Aula 36 – Escuta Ativa
Aula 37 – Pilares da Comunicação Não Violenta
Aula 38 – Técnicas de Assertividade
• Desafio Prático 10 – Eu-Afirmação

MÓDULO 9 – TÉCNICAS DE FEEDBACK

Aula 39 – Tipos de Feedback
Aula 40 – Como Avaliar Desempenho e quando dar Feedback
Aula 41 – Aplicação Ideal de um Feedback
Aula 42 – Roteiros para Aplicar Feedback
Aula 43 – Como Receber Feedback
• Desafio Prático 11 – Tipos de Feedback 

MÓDULO 10 – LÍDER PORTA-VOZ 

Aula 44 – Relacionamento com a Imprensa
Aula 45 – Linguagem para Porta-Vozes
Aula 46 – Comportamento em Vídeo
Aula 47 – Adaptação para Canais
• Desafio Prático 12 – Construindo seu Discurso para uma Entrevista 

 BÔNUS – GESTÃO DE CRISE E NEGOCIAÇÃO

Aprenda as melhores técnicas de liderança com a Óh Quem Fala!

Sem orientação profissional, você pode ficar ainda mais confuso em relação ao desenvolvimento da sua liderança. 

Por isso, fazemos questão de instruir e acompanhar você em toda a sua jornada.

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