Como se comunicar de forma assertiva

É muito mais fácil ensinar um profissional a manejar um determinado sistema do que ensiná-lo a ser empático com um colega de equipe. Isso foi o que levantou o estudo Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, realizado pela School Of Life em parceria com a Adolf Half.

A pesquisa também apontou que a capacidade de se comunicar está em xeque: é a competência que mais falta nos liderados, ausente em 32% deles. 

Ao mesmo tempo , ainda segundo o estudo, as habilidades comportamentais são tão importantes quanto as técnicas nas seleções e recrutamentos.

Comunicação assertiva

Nós nos comunicamos para que outras pessoas nos compreendam, para sermos aceitos em um grupo e também para provocar algum tipo de ação desejada. 

Sendo assim, é fundamental saber se comunicar de maneira assertiva – o que é, inclusive, uma das maiores competências do profissional do novo mercado.

A comunicação é essencial para solucionar problemas, entregar resultados, atingir objetivos e, claro, alcançar novos degraus na carreira profissional.

O bom orador

Nós passamos cerca de 12 horas por dia nos comunicando. Nossas palavras, nossos gestos e até o que a gente não diz informam algo.

O bom comunicador é alguém que, de forma assertiva, consegue passar suas ideias não só por meio de palavras, mas também com gestos, impondo respeito e credibilidade sem que, para isso, seja preciso causar conflitos, desentendimentos ou mesmo ser agressivo na forma de se comunicar. 

A comunicação é assertiva quando é feita de forma clara e não causa ruídos ou dúvidas no receptor. Mas quem se comunica também deve ouvir atentamente e se manter calmo enquanto o outro fala. 

Como se comunicar de forma assertiva

Algumas pessoas têm mais habilidades naturais para lidar com a comunicação assertiva do que outras. 

No entanto, esta é uma técnica que precisa ser treinada e desenvolvida, e algumas dicas são fundamentais para isso, como:

Dica número 1: Seja específico

Em reuniões ou apresentações, apresente sempre dados e informações completas, ofereça exemplos claros e evite generalizar características ou comportamentos. 

Ou seja, fale sempre diretamente com a pessoa para a qual você precisa transmitir a informação, isso ajuda a manter clareza e evita interpretações distorcidas das suas mensagens. 

Dica número 2: Use “eu” ao invés de “você”

Ao expressar suas preocupações, necessidades ou opiniões, evite culpar ou apontar o dedo para os outros. Ao invés disso, concentre-se em fazer as declarações com o pronome “eu”.

Por exemplo, ao invés de dizer: “você sempre faz isso errado”, diga: “eu me sinto frustrado quando as coisas não saem como o planejado”.

A ideia é sempre dizer como você se sente, ou seja, sobre o que você tem controle. 

Esta abordagem ajuda a evitar uma postura defensiva e cria um espaço para um diálogo mais aberto e respeitoso.

Dica número 3: Pratique a assertividade no uso do “não”

Dizer “não” de forma assertiva é essencial para estabelecer limites saudáveis e evitar se sobrecarregar com tarefas ou compromissos indesejados. 

Ou seja, ao recusar um pedido, seja firme, mas educado, explicando seus motivos e sentimentos de forma clara e respeitosa. 

Dizer “não” quando necessário é um sinal de autorrespeito e promove relacionamentos mais equilibrados. 

Dica número 4: Use linguagem corporal e expressões faciais adequadas

Além das palavras, sua linguagem corporal e expressões faciais desempenham um papel importante na comunicação assertiva. 

Então, mantenha uma postura reta, com ombros abertos, demonstrando segurança e credibilidade. Evite cruzar os braços ou ficar “se balançando” porque isso demonstra nervosismo e ansiedade. 

Além disso, não se esqueça de manter o contato visual com o seu interlocutor e sorrir quando for aprovado, demonstrando interesse através de expressões faciais positivas. 

Estes sinais não verbais reforçam a assertividade da sua comunicação e transmitem confiança e respeito. 

Prepare-se para suas conversas

Quanto mais preparado você está, mais você entende o seu público e a mensagem que quer transmitir, gerando menos ruídos de comunicação e mais conexão com a audiência.

No entanto, a comunicação é uma via de mão dupla. Então, ela não depende somente do emissor da mensagem. 

É preciso entender que nem tudo pode ser controlado por você só porque você iniciou a conversa e, por mais bem preparado e intencionado que esteja, algumas coisas não estarão ao seu alcance. 

Ter consciência disso vai te ajudar a tirar um peso desnecessário das costas, focando sua atenção naquilo que realmente é de sua responsabilidade. 

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