Como adaptar sua comunicação para diferentes públicos

Será que é possível adaptar a nossa comunicação para conversar com diferentes públicos? A resposta para essa pergunta está no nosso artigo de hoje.

Quando falamos sobre criar uma apresentação, a maioria das pessoas passa horas e horas se preparando. O pitch perfeito, a palestra ideal, um workshop maravilhoso… Tudo isso entra para a lista de desejos do orador. 

No entanto, é preciso saber que o mesmo argumento não funciona para todas as pessoas. É preciso adaptar mensagens e linguagens de acordo com o público para o qual se fala. 

A importância de estudar seu público

Um estudo da Accounting and Business Research, que publica artigos e pesquisas de várias áreas, descobriu que as empresas costumam adaptar uma mesma mensagem para diversos grupos – o que é extremamente ineficaz.

A pesquisa apontou ainda, que quando a mensagem é transmitida sem conhecimento ou estudo de público, há ruído de comunicação, e a mensagem não é transmitida de forma clara e eficaz.

A comunicação está por toda parte

Uma apresentação de impacto é aquela que deixa o interlocutor pensando na mensagem transmitida.

Interações envolventes, informações bem embasadas e que prendem o interesse são fatores que podem ativar gatilhos positivos e fazer com que uma plateia preste ainda mais atenção ao que você tem a dizer. 

Com isso, podemos afirmar que não há a menor possibilidade de se alcançar sucesso, no que for, se a sua comunicação não estiver bem alinhada. 

Mas, para que sejamos ainda mais específicos e possamos usar a comunicação a nosso favor, é fundamental aprendermos a adaptar nossa linguagem e nossa mensagem de acordo com cada público.

Técnicas para adaptar sua comunicação para diferentes públicos

  • 1. Conheça o seu público

Antes de começar a pensar no seu discurso, é importante conhecer a audiência com a qual você vai se comunicar. 

Para isso, analise fatores como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Formação;
  • Cultura;
  • Interesses.

Assim, com essas informações em mente, você ajusta o seu tom de voz, sua comunicação não verbal e até mesmo as histórias e exemplos que vão ilustrar sua narrativa. 

O tom de voz e a postura corporal podem transmitir uma grande quantidade de informações sobre você e sua mensagem.

Se você estiver falando com um público mais jovem e descontraído, pode adotar um tom de voz mais informal e uma postura mais relaxada. 

Por outro lado, se estiver falando com um público mais formal e conservador, um tom de voz mais sério e uma postura mais ereta podem ser mais apropriados. 

Por exemplo, imagine que você tem uma apresentação importante na qual vai contar sua trajetória profissional.

Se você for falar para executivos ou até mesmo subordinados, precisa assumir uma postura e uma linguagem que sejam coerentes com este papel.

Em contrapartida, se for se apresentar para uma comunidade jovem do Ensino Médio, em uma feira de profissões, a linguagem e a postura precisam ser diferentes para atrair a atenção desses jovens. Ou seja, você vai adaptar a sua mensagem para que ela se torne atrativa para esse novo público. 

  • 2. Utilize uma linguagem clara e simples

Independentemente do público, é importante utilizar uma linguagem que seja clara e simples. Assim, você aumenta as chances de que sua mensagem seja compreendida por todos os presentes.

Por isso, evite jargões, termos técnicos e palavras difíceis – a não ser, é claro, que você vá fazer uma apresentação mais nichada e para interlocutores que possam compreender estas expressões. 

Por exemplo, se você for advogado e for dar uma palestra para outros advogados, pode – e deve – usar palavras e expressões comuns à profissão. Mas, se for falar com um cliente que não está acostumado com esses termos, simplifique! 

Lembre-se: a comunicação precisa ser acessível para todos. 

3. Use exemplos e histórias relevantes

Você já ouviu falar em storytelling? 

Storytelling é a arte de contar histórias. E nós contamos histórias o tempo todo. Exemplos e narrativas são uma maneira poderosa – e eficaz – de criar conexão com o seu público e tornar a sua mensagem memorável. 

Sendo assim, escolha exemplos que sejam relevantes e possam entreter, educar ou inspirar o público em questão. 

4. Ouça e responda

A comunicação é uma via de mão dupla. É muito importante ouvir o que o seu público tem a dizer e responder de acordo. 

Se você perceber que a sua plateia está se dispersando ou perdendo o interesse, pode ser necessário recalcular a rota da apresentação. 

Por exemplo, você pode mudar de tópico, contar uma história envolvente e emocionante, trazer dados e pesquisas com números impactantes ou ajustar a sua abordagem.

Esteja sempre aberto e disposto a fazer mudanças para garantir que sua mensagem seja compreendida e apreciada. 

Oratória NÃO é dom!

Há quem ainda acredite que se comunicar bem é um dom. Mas não é. 

A oratória é uma ferramenta de repetição. Isto é, uma habilidade que pode ser adquirida com muito treino e prática, seja para falar com uma pessoa de forma individual, seja para uma grande plateia em uma apresentação. 

O  importante é ajustar as técnicas para a sua realidade e colocá-las em prática. Então, saia da sua zona de conforto, desafie-se e pratique muito! 

Não se esqueça: no começo, não vai ser fácil. Existe um tempo de aprendizado, mas, quanto mais você praticar, mais natural e confiante vai se sentir ao se expressar.

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