Linguagem corporal: devo ficar atento?
Braços cruzados podem significar muito quando se trata da linguagem corporal
Braços cruzados podem significar muito quando se trata da linguagem corporal

Você se preocupa com o que diz durante uma reunião de trabalho? Então também precisa começar a se preocupar com a sua linguagem corporal. Afinal, ela pode revelar muito sobre você.

Nervosismo, desinteresse, estresse e até mesmo raiva: estes são alguns sentimentos que o corpo expressa com mais facilidade quando se sente colocado sob pressão.

É claro que todos nós temos sentimentos e é comum ficarmos nervosos, ansiosos e até mesmo com medo antes de uma reunião importante. São sentimentos comuns na vida. Porém precisamos tomar cuidado para não expressá-los.

Como desvendar a linguagem corporal?

Ter o domínio da sua oratória e demonstrar felicidade ao falar sobre um produto ou serviço é muito importante, mas quando o seu corpo diz completamente o contrário não fica legal.

Para ajudar você a entender melhor o seu corpo, nós separamos alguns gestos. Vamos lá?

Devo ficar atento à minha linguagem corporal? A resposta é SIM!
Devo ficar atento à minha linguagem corporal? A resposta é SIM!

Olhar constantemente para baixo

Demonstrar medo ou vergonha não é nada interessante para um profissional que deseja fechar um negócio. Porém, quando ele olha constantemente para baixo, é isso que ela passa.

Este movimento é também associado à tristeza, então fique atento. Contudo, a opção mais indicada é olhar atentamente à pessoa que está falando e demonstrar interesse no assunto.

Cruzar os braços

Aposto que você se lembra de alguma cena de filme em que durante uma discussão, uma pessoa cruza os braços. Porém, este gesto é muito associado à irritação, à defesa de uma pessoa ou simplesmente significa “não estou interessado”.

Estudos de linguagem corporal afirmam que a maioria das pessoas que cruza os braços durante uma reunião está desconfortável, por exemplo.

A linguagem corporal é uma das principais bases da comunicação
A linguagem corporal é uma das principais bases da comunicação

Mexer no cabelo

Contudo, se você acompanha as redes sociais do Óh Quem Fala, sabe que no mundo dos negócios, a timidez não tem vez.

Por mais que você pareça ser uma pessoa desinibida, se você tem aquela mania de mexer no cabelo há grandes chances de você seja inseguro e tímido. Por isso, quando perceber que está repetindo este gesto, pare!

Dedos na boca

Pode até parecer um gesto um pouco infantil, mas colocar os dedos na boca (como roer unhas ou morder a ponta dos dedos), demonstra que o profissional tem características saiba que isso indica relutância ou resistência.

Bianca Celoto vai ministrar o treinamento Imersão Comunica Já realizado no Óh Quem Fala
Bianca Celoto vai ministrar o treinamento Imersão Comunica Já realizado no Óh Quem Fala

Como anda a sua linguagem corporal?

Portanto, agora que você já sabe o que cada gesto significa, aposto que vai ficar mais atento para observar outras pessoas e, claro, prestar mais atenção em si próprio.

A linguagem corporal é um dos temas que será abordado durante a imersão Comunica Já. Serão 10 horas de aprendizado com a treinadora Bianca Celoto na sede do Óh Quem Fala em Sorocaba.

Portanto, nesta imersão, você vai aprender a identificar suas travas mentais, linguagem verbal, linguagem corporal e técnicas rápidas para construir discursos.

Gostou do nosso post? Portanto siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: FacebookInstagram e no Youtube.

2 respostas a “Linguagem corporal: 4 sinais de nervosismo que você precisa controlar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *