Cada vez mais encontramos dificuldades de nos comunicar e trocar ideias e informações. Mas, acredite, existem dicas que podem te ajudar a ter conversas mais efetivas e envolventes.
E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.
Um mundo dividido
Uma pesquisa feita com mais de 10 mil americanos adultos realizada pelo Pew Research Center, um laboratório de ideias que fornece informações sobre atitudes e tendências que estão moldando os Estados Unidos e o mundo, apontou que estamos mais divididos do que nunca em nossa história.
Em geral, somos menos propensos a ceder e não ouvimos uns aos outros com atenção. Assim, qualquer conversa pode virar uma guerra, sobretudo nas redes sociais e, por isso, estamos aos poucos perdendo a habilidade de conversar.
Até mesmo por conta da tecnologia, temos poucas oportunidades para desenvolver nossa comunicação interpessoal, principalmente no mercado de trabalho, onde, naturalmente, acabamos ficando mais tensos e ansiosos.
Mas, acredite, com as técnicas certas, é possível sim desenvolver uma conversa mais efetiva e envolvente – que, inclusive, é essencial para a sua carreira.
Soft Skill: Comunicação
A comunicação é uma das principais competências necessárias a todo ser humano, principalmente na realidade atual, quando estamos vivendo em constantes e rápidas mudanças, e as empresas valorizam cada vez mais as habilidades do profissional.
Saber se comunicar é uma habilidade fundamental para o profissional que quer crescer e se destacar no mercado de trabalho.
O novo mercado e os avanços tecnológicos aumentam cada vez mais a importância de se dominar a comunicação.
Ter conversas mais efetivas e envolventes melhora a produtividade nos negócios e relacionamentos interpessoais, sejam eles com clientes ou parceiros de negócios.
Neste cenário, a boa comunicação é essencial em momentos como ao enviar comunicados, em reuniões importantes, ao repassar tarefas para colaboradores, assim como em treinamentos, discursos e apresentações.
Dicas para ter conversas mais efetivas e envolventes
Conversas mais efetivas e envolventes podem melhorar a conexão entre pessoas e trazer mais compreensão e empatia, além de ajudar a resolver conflitos e mal-entendidos. Ou seja, coisas que costumam acontecer dentro do ambiente de trabalho.
Por isso, separei algumas dicas que podem te ajudar a construir uma conversa mais envolvente.
- Preste atenção no outro
Ative a sua escuta ativa, ou seja, ouça o outro de forma genuína, prestando realmente atenção ao que ele tem a dizer.
Uma conversa envolvente é aquela em que as duas partes se sentem ouvidas e respeitadas; portanto, é fundamental que você preste atenção, escute o que as pessoas têm a dizer e valorize a informação que elas trazem.
2. Faça perguntas abertas
As perguntas abertas são aquelas que permitem qualquer tipo de resposta; ou seja, elas não se restringem só a “sim” ou “não”.
- Oratória além de discursos e apresentações – como usar a ferramenta em relacionamentos profissionais
Estas são perguntas que buscam contexto e esclarecimento, demandando uma resposta mais completa, mais longa.
Alguns exemplos de perguntas abertas são:
- “Você pode me contar mais sobre…”
- “Me ajude a entender melhor…”
Quando a pessoa ouve uma pergunta aberta, ela é automaticamente incentivada a refletir sobre o assunto ou situação.
Desse modo, ela vai te oferecer uma resposta baseada em ideias, opiniões e sentimentos e, se a ideia é ter uma conversa envolvente e que gere conexão, nada melhor do que trazer sentimentos e emoções.
3. Use exemplos reais e concretos
Não invente informações para tentar preencher espaços na conversa. Traga exemplos reais, do dia a dia do trabalho e da rotina.
Quando estamos discutindo um problema ou ideia, é muito útil usar exemplos concretos para ilustrar o nosso ponto de vista.
Então, se você está em uma conversa com um subordinado e precisa passar um feedback corretivo para que ele melhore alguns comportamentos, dê exemplos das atitudes erradas e depois as atitudes que você espera dele.
Isso ajuda a tornar a conversa mais clara e evita mal-entendidos posteriores.
4. Seja autêntico
Não tenha medo de ser você mesmo e compartilhar suas próprias ideias e perspectivas.
Ou seja, se você cria um personagem para conversar com alguém, eventualmente essa máscara pode cair, e você não vai conseguir sustentar essa personalidade, perdendo algumas conexões.
A autenticidade pode te ajudar a ter conversas mais produtivas, construir confiança e estabelecer relacionamentos mais fortes.
5. Não seja multitarefa durante a conversa
Não queira fazer mil coisas de uma vez durante a conversa!
Neste caso, não estamos falando apenas de deixar o celular de lado enquanto você está falando com alguém – isso é o básico! Mas você precisa estar realmente presente na conversa.
Dessa forma, esqueça as coisas ao redor, os outros problemas e questões do seu dia a dia. Foque na conversa que você está tendo naquele momento para que você possa realmente prestar atenção e contribuir com o assunto.
Se você fica meio distraído, perdendo pontos da conversa, o outro certamente percebe, a conversa esfria e você pode perder uma conexão importante.
6. Seja receptivo
Esteja aberto a ouvir as ideias e perspectivas do outro, mesmo – e principalmente – aquelas que são diferentes das suas.
Procure entender os pontos de vista das outras pessoas e use essas informações para ter conversas mais produtivas e colaborativas.
É hora de praticar
Vale reforçar o que digo aqui constantemente: a comunicação é uma habilidade de repetição: quanto mais você pratica, mais obtém resultados positivos – e isso também vale na hora de construir uma conversa mais efetiva e envolvente.
Portanto, coloque essas dicas no seu radar e, quando for chamado para uma conversa, preste atenção em todos os pontos.
Quanto mais praticar e criar oportunidades de conversa, mais fácil e natural sua comunicação vai ficar.
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