Inteligência emocional

A inteligência emocional é a competência comportamental que possibilita o gerenciamento das próprias emoções e como lidar com os sentimentos das pessoas à sua volta.

Pesquisas apontam a inteligência emocional como uma das grandes responsáveis pelo sucesso dos profissionais. Aliás, o trabalho – independentemente da área – exige relacionamento e compreensão humana.

“Eu não tenho essa habilidade bem desenvolvida. Isso significa que serei um fracasso no trabalho?”

Não! As falhas nas aptidões emocionais podem ser corrigidas. Porém, como qualquer habilidade, exige esforço para ser aprimorada.

A seguir, vamos entender melhor a inteligência emocional, sua importância e suas características de desenvolvimento?

A importância da inteligência emocional no trabalho

Você tem se sentido muito pressionado no seu ambiente de trabalho? Certamente, essa situação é muito comum no mundo corporativo e pode prejudicar as relações entre as pessoas.

Desta forma, quem consegue administrar as próprias emoções e reconhecer os sentimentos dos outros consegue se destacar:

  • Tem facilidade para trabalhar em equipe;
  • Consegue gerir conflitos;
  • Demonstra concentração, motivação e foco nos objetivos;
  • Desenvolve flexibilidade para se adaptar às mudanças;
  • Gera impacto direto na produtividade.

Por exemplo, quem tem mais chances de ser bem-sucedido: uma pessoa com clareza sobre as suas emoções e que consegue lidar com imprevistos ou uma que está sempre estressada e age com impulsividade?

Além disso, uma pessoa com inteligência emocional bem fundamentada consegue lidar melhor com problemas e normalmente está disposta a construir um ambiente de trabalho agradável para todos ao seu redor.

Então, entendeu por que esta é uma das principais habilidades buscadas pelas empresas? Agora, vamos entender quais são as aptidões necessárias para desenvolver a inteligência emocional.

Aptidões da inteligência emocional

Por sua vez, o conceito da inteligência emocional foi popularizado pelo jornalista científico Daniel Goleman, em seu livro “Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser”. 

Assim, ele explica as cinco aptidões da inteligência emocional:

Conhecer os próprios sentimentos

O autor explica que autoconsciência é sobre reconhecer um sentimento quando ele ocorre. 

Por exemplo, profissionais autoconscientes sobre suas emoções reconhecem como as suas atitudes impactam as pessoas ao seu redor.

No entanto, a incapacidade de observar os verdadeiros sentimentos te deixa à mercê deles. 

As pessoas mais seguras acerca de seus próprios sentimentos conseguem administrar melhor suas vidas. Portanto, a capacidade de observar emoções a cada momento é fundamental para tomar boas decisões.

Lidar com emoções

A autoconsciência também contribui com a capacidade de lidar com os próprios sentimentos.

Contudo, há pessoas fracas nessa aptidão que vivem lutando contra seus sentimentos. Ou seja, ficam frustradas e paralisadas diante de desafios. 

Já as pessoas com inteligência emocional se recuperam mais rápido. Por exemplo, ao se confortar em um momento de tristeza ou ao se livrar de emoções negativas, como ansiedade, tristeza e irritabilidade.

Automotivação

Para centrar a atenção, é necessário pôr as emoções a serviço da sua meta. Como consequência, você consegue se automotivar, controlar suas ações e ter mais criatividade.

Inclusive, Goleman acredita que saber adiar a satisfação e conter a impulsividade está por trás de qualquer tipo de realização.

Desta forma, conseguir entrar em estado de fluxo produtivo possibilita excelentes desempenhos em qualquer atividade.

Reconhecer emoções nos outros

Você já parou para pensar quanto custa não saber escutar as emoções das pessoas?

A empatia traz a capacidade de estar mais sintonizado com os pequenos sinais do mundo externo que indicam o que os outros precisam ou o que querem.

Assim, essa aptidão emocional é importante para profissionais do campo assistencial, do ensino, das vendas e da administração (liderança).

Lidar com relacionamentos

Se relacionar bem com as pessoas é um pouco sobre lidar com as emoções dos outros, não é mesmo?

Essa aptidão determina características como popularidade, a liderança e eficiência interpessoal. Portanto, profissionais bons em se relacionar conseguem êxito nas atividades que dependam da interação social.

O que inteligência emocional tem a ver com comunicação?

A habilidade de comunicação está diretamente relacionada à capacidade de relacionamento com as pessoas – uma aptidão essencial da inteligência emocional.

Inclusive, uma pessoa que não se comunica bem vai enfrentar muita dificuldade para entender problemas, transmitir ideias, conquistar e inspirar pessoas. 

Além disso, assim como a inteligência emocional, a boa comunicação também exige autoconhecimento. A partir do entendimento de onde você precisa melhorar, é possível seguir o caminho do desenvolvimento pessoal e profissional.

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Para melhorar a sua comunicação, você deve se manter informado e consumir conteúdo sobre o assunto, ou até buscar treinamentos para desenvolver essa habilidade.

Entretanto, sem orientação você pode ficar ainda mais confuso em relação ao seu desenvolvimento. Por isso, fazemos questão de acompanhar você em toda a sua jornada.

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