Ser um comunicador integral exige de qualquer profissional muito treino, estudo e força de vontade. Por falar bem e se comunicar de uma forma eficiente, há quem acredite que já é um comunicador integral. Mas não é bem por aí…
Para o Óh Quem Fala, um comunicador integral é o profissional que não só fala bem, mas também age de uma forma assertiva. Ele busca, sempre, conexões em todos os eventos e espaços que está.
Portanto, para ficar mais claro, resolvi destacar três características de um comunicador integral. Vem comigo?
Fale para todos
Nos treinamentos do Óh Quem Fala, um profissional entra de um jeito e sai com uma visão totalmente nova. É, realmente, um mundo de possibilidades. Talvez a principal característica de um comunicador integral é falar – bem – para todos os públicos e em qualquer situação.
Ele se comunica bem com os funcionários e colegas de trabalho, consegue liderar uma reunião, faz belas apresentações para clientes e é sempre chamado para representar a empresa em possíveis entrevistas, inclusive ao vivo.
Mas não para por aí. Por exemplo, fora do “mundo real”, este funcionário também continua sendo integral. Ele é assertivo em seus vídeos para a internet, faz lives e o mais importante: sabe moldar seu discurso para os diferentes públicos. Portanto, ele sabe falar do seu negócio tanto para adolescentes que ainda estão estudando quanto para possíveis novos investidores.
O corpo também se comunica
Seguindo a linha de raciocínio sobre moldar o discurso, um comunicador integral também tem plena consciência sobre o seu corpo. Ele sabe como se comunicar sem, sequer, dizer uma palavra.
Por exemplo: em um evento com possibilidades de networking, o comunicador integral sabe que não deve ficar sozinho, quieto em um canto da sala. Mesmo sem dizer nada, a comunicação não verbal vai mostrar – para o seu grupo de preferência – que ele está aberto a conversas. Simpatia, reciprocidade e controle dos gestos contam muito nessa hora!
Analisando outra questão da comunicação não verbal, é possível citarmos o controle do corpo durante uma palestra, por exemplo. O comunicador sabe que não deve mexer muito as mãos, mas entende que ficar sem mexê-las também não é um bom negócio.
Ele sabe para onde olhar, sabe como gesticular e anda por todo o palco, mostrando que tem controle sobre tudo o que está acontecendo. Fala sério, o corpo é um reflexo da mente, não é?
Construa pontes
Tenho uma notícia um pouco triste pra te dar. Se você é uma das pessoas que acham que a comunicação só deve ser usada no trabalho ou durante uma apresentação, está na hora de rever seus conceitos.
A comunicação é uma ferramenta que DEVE ser usada desde o momento em que você acorda até quando vai dormir. Se comunicar é conversar com pessoas – mesmo que diferentes áreas e mercados -, é falar sobre você e seu serviço, é levar informação sobre o seu negócio.
Pense: talvez aquela pessoa realmente não precise do serviço que o seu negócio oferece. Porém, se alguma conexão dela precisar, perguntar ou demonstrar interesse, com certeza você será lembrado. Quando você se comunica de forma assertiva, seus resultados são alcançados de forma mais fácil.
Portanto, não deixe de conversar, ouvir e contar sobre o seu serviço. Você é o porta-voz da sua marca. Ela depende da sua comunicação, seja na internet ou seja em eventos.
Seja um Comunicador Integral
Ao terminar de ler este texto, você sentiu que pode melhorar em alguma destas características e se tornar um comunicador integral? O Óh Quem Fala e suas treinadoras podem te ajudar.
Com método próprio e exclusivo de ensino, o Óh Quem Fala já “destravou” dezenas de alunos desde o início de suas atividades em Sorocaba. Por isso entre em contato, faça uma avaliação e descubra qual curso mais se encaixa com você.
Gostou do nosso conteúdo? Em outras palavras: siga do Óh Quem Fala no Facebook, Instagram e no Youtube. Você não vai mais perder nada quando o assunto for oratória e comunicação assertiva.